Siga nas Redes Sociais:

ATENÇÃO AO PERIODO DOS FURACÕES!



FÉRIAS - UM FURACÃO SE APROXIMA!

atenção ao período dos furacões
Nas férias eles alegram a casa... Mas haja fôlego para aoompanhar!

Crianças são sinônimo de energia, tenham elas autismo ou não. E quando chegam as férias pais e cuidadores se vêem em cada situação...
Eles pulam, gritam, correm, sobem e descem.   Tem um gás que nunca  acaba, e acompanhar este mega pick, muitas vezes vai além do que podemos dar conta!
Beleza, isto não é novidade,  porém a grande questão é  o que fazer então?   Primeiro vamos analizar nossas opções:
  1.  Ficar em casa todo o período de férias pode deixar pais e cuidadores esgotados, pois a molecada inventa coisas inacreditáveis para se divertir;
  2.   Esperar que algum parente leve seu filho para passar uns dias fora, e uma opção inexistente para a maioria dos pais;
  3.   Opções de lazer, de um modo geral, tem custo alto se você tem: renda baixa, família grande, ou as duas opções.

QUE OPÇÕES TEMOS?

       Mas existem opções que podem salvar pais e cuidadores de ficar doidos durante este período. Basta usar a criatividade!
  1.    Pracinha a tarde com as crianças é uma saída muito legal! Bola, pipa, bicicleta, correr... Mas e se ao invés de ir a tarde, você for pela manhã, e fizer um pick nick em família?
    Vale toalha quadriculada e muitas self's! E caso ache legal convide amigos para participar da farra!
    O custo será apenas o lanche, e isso você gastaria de qualquer forma, afinal quem fica sem tomar o café da manhã?
  2.    Outra opção é conhecer os pontos ao ar livre que a cidade tem a oferecer: Quinta da Boa Vista; Parque da Catacumba, Jardins do MAM, Parque do Catete, Passeio Público. As crianças podem ter contato com a natureza e descarregar energia enquanto se divertem muito!
  3.   Se você não é do tipo ecológico e tem um adolescente, não tem porquê ficar em casa. Tendo em mãos o cartão de gratuidade, aquele que é utilizado nos ônibus, você e seu autistas pagam meia entrada em cinemas e teatros. Em alguns shoppings com este comprovante, o acompanhante paga meia e o portador do passe tem direito a gratuidade.
  4.    O CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) sempre tem exposições e atividades interessantes que vale conferir. É o melhor, geralmente são atividades gratuitas.
  5.    O Museu de Telecomunicações também é uma alternativa grátis que oferece atrações muito interessantes para os pequenos!
  6.    As terças feiras vale conferir o Museu do Amanhã, neste dia a entrada é gratuita para todos. O ideal para esta visita é entrar no site e agendar o horário da visita.

E SE ELE NÃO SE ADAPTAR? SE NÃO QUISER ENTRAR?

       Ser mãe e pai de uma criança com autismo, é saber que não se pode ter expectativas altas quanto a tolerância da criança para a atividade proposta!
        Pode acontecer sim da criança não aceitar a atividade planejada; também pode ser que durante a atividade a criança se sinta desconfortável e queira sair do local.
        Se na primeira tentativa não for como você planejou, não desista ou se frustre! Tente em outro momento!
        A primeira vez que fomos ao cinema, Pedro Henrique não parou no lugar, passei o filme todo com a atenção entre a tela e olhando ele subir e descer pelas escadas da sala. Mas não desisti! Hoje depois de muitas sessões a coisa mudou muito, e ele pede para ir, e assiste o filme todinho!
        Particularmente vejo a oportunidade de oferecer este tipo de experiência como uma terapia, pois nestes locais existem várias oportunidades de interação social e quando bem aproveitadas, nossos filhos podem ter ganhos tão significativos quanto aqueles adquiridos nas sessões de terapia.
        E então? Vamos sair da toca e aproveitar bem nossas férias?
Se você tiver outras dicas legais de coisas para fazer nas férias, deixe aí nos comentários!
        Bom passeio!

Comentários