Siga nas Redes Sociais:

AUTISMO E SONO - PARTE 2



Autismo e sono - parte 2
Para a maioria dos autistas dormir é algo difícil e é necessário toda uma estratégia para que eles consigam relaxar e descansar!

SONO SANTO DE TODA NOITE

Sono tranquilo é uma necessidade de todos, mas duvido que alguém valorize mais isto que pais, mães e cuidadores de crianças autistas!  Pois como já abordei antes,  entre 40 e 80% destas crianças  sofrem com distúrbios do sono, e suas famílias juntamente.
Já havia abordado,  num post anterior,  algumas dicas de como melhorar as noites de sono, e transformar este momento que parece a terceira guerra mundial, em um momento mais tranquilo.   Mas como este assunto nunca acaba, trouxe aqui mais algumas.  Vamos lá

Sono melhor pra todos!

   MÚSICA ACALMA! - Boa música com som bem baixinho costuma ajudar.
Quando meu filhote era bebê nós costumávamos cantar pra acalma-lo e ele dormia.  Atualmente,  descobri no YouTube uns canais com música para dormir rapidinho, que costumam salvar minha pátria!  A indicação é que a pessoa pegue no sono após cinco minutos, mas Pedro Henrique costuma levar um pouquinho mais!
     LER E SONHAR... -   No início eu lia para ele, atualmente, como ele já sabe ler, costumamos ler em parceria!  Quando a imaginação, nossas histórias não tinham pé ou cabeça... Eu começava uma frase e ele terminava como queria, eu então prosseguia...
Por exemplo:  Lá em cima daquele morro tinha... (ele) uma estrela... E assim seguíamos, não tinha certo ou errado, só o que importava era o prazer de estar ali criando um mundo só nosso.  Quando acabava?  Quando eu dizia o velho o jargão "Entrou por uma porta, saiu pela outra, quem quiser que conte outra!"
      MASSAGEM RELAXANTE - Uma prática que costuma ajudar muito.   É um momento onde através do toque podemos passar para nossos pequenos muito amor e carinho sem a necessidade de falar nada!
      POUCA LUZ! -  Meu filho não gosta do escuro, mas encontrei nessas lojas de R$ 1,99 (que agora não são mais R$ 1,99) umas luzinhas azuis que ajudam muito. Ele relaxa e consegue dormir.
     TRAVESSEIRO EXTRA - Uma medida que ajuda é ter um travesseiro pra o pequeno abraçar, ajuda a não se sentir sozinho na cama, o que automaticamente o faz relaxar.

E Agora?

        Então só resta colocar mãos na massa e descobrir quais destas ideias podem ajudar você e sua família.
        Claro que se tem alguma outra dica que deu certo para você pode deixar aqui nos comentários, porque neste assunto de sono, toda boa ideia é bem vinda!
        Durmam com Deus!


fonte: autismobrasil.org

Comentários