Siga nas Redes Sociais:

DESAFIO DA HIGIENE PESSOAL!


Desvendando o Drama da Higiene

Desafio da Higiene Pessoal
Cheiros e sabores são sempre um desafio para o autista, e isto é o que mais tem relação com a higiene!

Higiene...  Como poderia algo rotineiro ser um motivo de tanta briga?  Por muito tempo me fiz esta pergunta, pois não fazia o menor sentido as situações que eu vivia com Pedro Henrique nessas horas.
Na hora de cortar a unha, Gritaria e desespero!  Me diziam para cortar com ele dormindo, mas adivinhem... Era só encostar a tesoura ou o cortador que ele acordava e tudo recomeçava!
Para cortar o cabelo então, sai de baixo!  Eram necessários dois segurando e o barbeiro fazendo o que podia.  Resultado, nunca fazia o acabamento do corte, e houveram vezes que o corte ficou torto,  porque não tínhamos mais forças para conter a criança.
Mas nada se compara a hora da escovação e de lavar a cabeça!  Houveram vezes que a higiene dele nestes dois critérios não tiveram nem como ser iniciadas!

Eu Me Sentia Frustrada!

Como cuidar da higiene pessoal de uma pessoa poderia ser tão difícil?
Se eu já sabia que para o autista quando a é  rotina pré estabelecida, e ele habitua a ela, então desenvolve a atividade com um pouco mais de facilidade?
Sim eu tinha visto e comprovado que a dica acima é funcional e pode ser aplicada, com bons resultados a... Quase tudo...
Eu já cheguei a chorar uma vez de tão nervosa que fiquei na tentativa de lavar os cabelos de meu pequeno.
Que frustração aquilo me causava, sinceramente sabia que eu estava fazendo algo errado, mas não tinha ideia do que poderia ser.

A Resposta Em Baixo Do Meu Nariz

Conhecimento é poder, e no nosso caso, vira paz de espírito!
A medida que fui conhecendo o que era o transtorno (e como a Teacher Luciana Costa tem parte nisso!   Aprendi muito com aquela querida),  as coisas foram ficando mais claras para mim.  E o resultado é que pouco a pouco tenho aprendido como superar cada situação.
O motivo de todo aquele choro, desespero e gritaria, tinha um porquê bem genuíno, e ao contrário do que eu imaginava, não tinha nenhuma relação com nada que eu tivesse feito de errado...
O que causava toda aquela conturbação durante as atividades de higiene, tem relação com o SENSORIAL de pessoas que são afetadas pelo autismo.
Estas pessoas passam pela dificuldade de não ter controle sobre as reações sensoriais.  Cheiros, sabores, texturas.  Tudo para eles ou é muito ou é nada!
Ou seja, a pessoa que é afetada pelo autismo, sente o mundo de modo diferente das demais.
Por isso o sabor do creme dental; a textura das cerdas das escovas e pentes, o barulho da máquina de cortar cabelo ou da tesoura.  Tudo isso que para mim ou você passa despercebido, para eles não só passa muito bem notado, como gera um desconforto colossal!
CONTINUA

Comentários