DESTAQUE

Siga nas Redes Sociais:

DESCONSTRUINDO CONCEITOS ERRADOS


desconstruindo conceitos errados
Nossos filhos não são COITADOS!  Deus fez a todos com um propósito, porque nossos filhos estariam fora desse plano?

COITADO NÃO É LEGADO!


Coitado dele... É doente...
Coitadinho, não vai conseguir... Também é autista né?
PARA TUDO!!!! Coitado?  De quem?
Queridos chega disso!  Este conceito precisa ser quebrado  e desconstruído, pois isto mutila nossos filhos.  E esta não é uma verdade absoluta!
Já ouvi e vi esta expressão nos olhos de várias pessoas quando se referem a crianças que são afetadas pelo autismo.  Mas estas crianças não são o autismo, elas são pessoas que assim como qualquer outra precisam de ajuda para encontrar seu lugar no mundo.  Ou será que crianças que não tem autismo não precisam de ajuda para isso?

Mas O Quê É Ser Coitado?

Reconheço que devido aos diferentes graus de autismo, esta ajuda para encontrar seu lugar no mundo ocorre de modo diferente, mas nós como pais e cuidadores não podemos abrir mão desse direito que nossos filhos tem!
Você sabe o significado da palavra coitado?  Segundo o dicionário, significa: que é infeliz, desventurado.  Agora me diga, isto se aplica a seu filho?  Porque ao meu não!
Sabem,  quando permitimos que nos façam acreditar nisso, sem perceber transmitimos esta mensagem a nossos filhos e ele passam a acreditar também.  E desta forma se tornam o que ensinamos a eles!  OS COITADOS!
Nossa batalha diária é ensinar nossos filhos que eles são pessoas importantes, e que tem seu lugar no mundo!  Que podem chegar mais longe do que lhes dizem, e mais que isso, que tem sim o direito a ser felizes!

Mudar Começa Nos Pais!

Sei que existem casos extremos, onde o comprometimento de algumas destas pessoas é tão severo, que para elas o mínimo que alcançarem é uma grande vitória, mas mesmo estes indivíduos não são coitadinhos!
E a mudança deste conceito precisa começar em nós que somos pais e cuidadores!  Por isso meu  desejo com este post, é convidar você que é responsável por uma pessoa portadora de autismo, que busque caminhos para incentiva-lo e evoluir e amadurecer!
Não estou aqui dizendo que é fácil e que tudo são flores, mas quero incentivar você a não desistir!  A não aceitar que lhe digam que seu filho não vai conseguir!  Somente explorando e experimentando possibilidades,  vocês poderão ter certeza daquilo que é possível alcançar!

Desconstruir O Coitado É Tarefa Para A Vida Toda!

Já tivemos: parentes, professores, terapeutas e conhecidos, que não acreditavam que nosso filho conseguiria chegar muito longe.  Isso doía na minha alma!  Mas não desistíamos!
Quando eu me via enfraquecida, meu marido se mantinha forte;  em outros momentos ele se sentia fragilizado e eu estava mais centrada;  houveram dias que tudo que conseguimos fazer,  era sentar e chorar, porque a dor e o cansaço estavam intensos!  E pode acreditar, ainda acontece.  E gostemos ou não, será assim a vida inteira!
Contudo nós nunca permitimos que nada nos parasse!  Nós nos apoiamos, e também buscamos apoio nos grupos e nos amigos que passam por esta luta diária assim como nós!
Sei que existem muitos que precisam arcar sozinhos com a responsabilidade de cuidar da pessoa com autismo, e que isso gera uma solidão muito grande, por isso busque apoio em redes sociais, onde pessoas que vivem esta realidade poderão lhe apoiar.  Isto é muito importante, não se sentir sozinho!
A cada dia nossa luta é derribar esta história de que nossos filhos são coitados, porque eles não são!  Eles são sim muito amados, e nossa missão como pais e cuidadores é ensinar-lhes isso!

Comentários