Siga nas Redes Sociais:

ECOLALIA, DESAFIO A SER SUPERADO!


 Ecolalia, você sabe o que é?

Ecolalia, desafio a ser superado
Ecolalia impede que a conversa seja funcional

Ecolalia, você já ouviu falar sobre isso?  Se descobriu o autismo de seu filho a pouco tempo, provavelmente você convive com ela, mas não sabe!
Fique tranquilo, não estou falando de nenhuma outra doença.  A ECOLALIA é uma das características do autismo, onde o portador tem a capacidade de repetir mecanicamente: sons, palavras ou expressões, que foram ouvidas, mas que não se aplicam a situação que esta pessoa está vivendo.

   Falar X Se comunicar

           Quando o autista apresenta esta característica é comum que ao ouvir uma pergunta, ele responda com parte da pergunta de volta, sem que realmente expresse verbalmente a resposta que você espera ouvir.
       Outra situação bem comum é responder usando diálogos que ouviu em filmes ou em algum desenho que goste muito.
Aqui em casa, Pedro Henrique costumava usar trechos de músicas.  Inclusive para dar respostas mau criadas!  Quem não convivia conosco achava que ele estava apenas cantando, mas eu sabia pelo tom de voz que usava,  estava respondendo mau a alguma coisa que havia lhe desagradado.
A sensação que temos é que nosso filho parece um papagaio que só sabe repetir coisas, mas que não sabe falar por sim mesmo!
Mas não é bem assim, para o autista esta pode ser uma tentativa de comunicação.

TIPOS DE ECOLALIA

Esta é uma característica que pode se apresentar de duas maneiras:
  • IMEDIATA - É quando esta repetição acontece logo que a expressão é ouvida;
  • TARDIA - É quando depois de algum tempo a expressão ouvida, é utilizada  em um outro contexto.

COMO POSSO AJUDAR MEU FILHO?

Em primeiro lugar tendo muita paciência, pois quando seu filho responde usando uma expressão não adequada, é uma maneira dele tentar interagir com você.
Busque conversar com ele, mesmo que a princípio pareça não corresponder a você.  Estimular é uma grande estratégia para a evolução de seu filho.
Pesquise e utilize linguagem alternativa de comunicação com seu filho.  Uma boa opção são os  PECS.
Lembre-se apenas que com amor e dedicação vocês chegaram longe.  Não se deixe desestimular pelas circunstâncias ou por pessoas. Invista em seu filho e acredite que é possível!

Comentários