DESTAQUE

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Siga nas Redes Sociais:

MÉTODO TEACCH

Uma Resposta A Pais Descontestes

METODO TEACCH
Uma nova maneira de ensinar conseitos que valem para a vida inteira

       O método Teacch foi criado na déca de 60, na Carolina do Norte,  como uma resposta do governo a insatisfação de pais com a falta de atendimento educacional para seus filhos que sofriam com o autismo.
       A  sigla em inglês,  pode ser traduzida como TRATAMENTO E EDUCAÇÃO PARA AUTISTAS E CRIANÇAS COM DEFICTS RELACIONADOS A COMUNICAÇÃO.

Uma Imagem Vale Mais Que Mil Palavras

        Como para o autista o aprendizado visual tem um resultado melhor,  nas atividades  sempre são utilizados estimulos visuais,  como objetos e imagens. e não apenas com  o professor falando.
        Para se aplicar este procedimento, o ponto de partida é sempre o aluno e suas características pessoais, ou seja, é realizada uma avaliação onde se determinam os pontos: forte,  de maior interesse e de dificuldades dessa criança.
        Apartir desta avaliação é elaborado um progama para que se possa fortalecer as habilidades e estimular o amadurecimento deste aluno em seus pontos limitadores.
        Este método tem seu foco no respeito as características de cada aluno, e seu objetivo é que este aluno alcance sua independência, e consiga realizar suas atividades com autonomia, dependendo do professor durante as atividades novas.

Método TEACCH Na Prática

           Isto é possível pois o ambiente e as atividades  propóstas, são organizados de modo a facilitar a compreensão da criança sobre o que se espera dela.  Tudo é estratégicamente organizado para que fique claro: onde, como e quando cada trabalho deve ser feito.
           Quando o método TEACCH é aplicado:  a disposição dos móveis é estudada para que se tenha o mínimo de distração possível; as áreas de trabalho são identificadas de forma clara; existem murais com as rotinas especificadas na ordem em que devem acontecer: início, execusão e armazenamento;  e todas as atividades são com base em figuras ou objetos.
           Na busca por melhores resultados, o professor pode adaptar o material,  de modo a facilitar a compreensão do aluno quanto as idéias gerais que serão oferecidas em sala de aula.

Todos Juntos Para Dar Tudo Certo

           É cessário que a família também se envolva no trabalho, e em casa algumas adaptações sejam feitas para que se possa ver o resultado acontecer.
          Sei que adaptações nunca são tão simples.  Estes ajustes  mexem com a a rotina de toda a família. 
         Mas quando pensamos que o resultado final é o progresso e bem estar de nossos filhos, isto não se torna um impecílio, mas sim um incentivo para fazer o que for necessário para que nossos filhos alcancem o maior nível de independência possível.