Siga nas Redes Sociais:

VALE SOCIAL

     VALE SOCIAL

vale social
Com cosultas e exames dentro e fora da cidade, este é um benefício excencial para muitas famílias que tem pessoas com necessidades especiais!

       O nome nos faz pensar em um documento único, mas na verdade este é um termo que define três cartões distintos, e tem como função oferecer acesso gratuíto aos transportes dentro do estado do Rio de Janeiro.
         Cada um deles libera acesso em um tipo de transporte: um para metrô;  um para ônibus  intermunicipal e barcas;  e um para trem.   
         E em posse do cartão intermunicipal, que é o verde, existe a  possibilidade de agendar viagens através da rodoviária Novo Rio, caso necessite viajar para outra cidade, dentro do estado.
         Para isto é  necessário agendamento prévio, indo pessoalmente até a rodoviária ou ponto autorizado para venda de passágens, para este tipo de viajem.  Isto porque a liberação do bilhete é vinculada a disponibilidade de vagas específicas para gratuidade.

Quem tem direito?

    Pessoas portadoras de deficiência: física, auditiva , visual ou mental; e também doentes crônicos que estejam em tratamento médico em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte.
    Caso o solicitante do benefício seja menor de 18 anos ou deficiente mental, o benefício é concedido com direito a acompanhante

Como obter o benefício?

         Para requerer o benefício é necessário solicitar o formulário no site do vale social  ou se dirigir a um dos postos de cadastramento do Rio Poupa Tempo e solicitar o formulário lá.
         Com o formulário em mãos é necessário levar o mesmo, para que o Neurologista ou o Psiquiatra preencha o documento, mas o solicitante não preenche nada!
         Após o preenchimento do documento pelo médico, o solicitante deverá ir ao ponto de cadastro com os seguintes documentos:
  • Ficha de cadastro com LAUDO MÉDICO (verso da Ficha) devidamente preenchido.   Lembre-se que o local de tratamento deverá ser obrigatoriamente uma Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS.
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Cópia da Carteira de Identidade (RG)
  • Cópia do CPF
  • Cópia do Comprovante de residência e da identidade do titular (se não for o próprio)
  • 01 foto 3X4 (original e recente)

Prazo de Entrega

          Após a entrega dos documentos o prazo oferecido para: análise, aprovação e entrega do cartão é de até 120 dias, mas é prudente se preparar para uma espera um pouco maior.
          Para receber o cartão é necessário voltar ao posto onde deu entrada.
          Para maiores informações, verifique o site da Setrans.


fonte: http://www.valesocial.rj.gov.br

Comentários